Páginas

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O início da idade adulta

Lucas e Michelle estão na casa dos vinte anos : ele tem vinte e seis, ela está com vinte e um. Os dois frequentam a mesma igreja. Ele só está lá há alguns meses, mas ela frequenta a mesma igreja desde que nasceu, assim como a maioria de seus familiares.
   A família de Lucas nunca se importou muito com religião. Os pais se dizem cristãos, mas só vão à igreja uma ou duas vezes por ano (geralmente na época do Natal). Durante anos, eles acalentaram o sonho de ver Lucas, seu único filho, assumindoos negócios da família, mas, ao terminar o ensino médio. ele decidiu entrar para o seminário. Depois de alguns protestos iniciais, eles acabaram aceitando a decisão do filho e até ajudaram a pagar as mensalidades.
   Agora, o dia da formatura se aproxima e Lucas chegou à conclusão que não foi feito para o pastorado. Ele tem pensado em seguir carreira em missões e decidiu passar um verão como missionário temporário na África, mas os pais não apóiam sua idéia. Na opinião deles, os anos de seminário foram um desperdício de tempo e fizeram com que ele se envolvesse demais com religião. Além disso, eles acham que se envolver com missões e bobagem e ficam envergonhados de vê-lo tentar conseguir "sustento" para "ir dar um passeio na África à custa dos outros". Lucas está confuso sobre que direção tomar na vida profissional. Ele não sabe o que fazer e às vezes se pergunta se, final, algumas das ponderações dos pais não são corretas.
   Michelle também não sabe que rumo deve dar à sua vida profissional. Os pais gostariam muito que ela fosse para o campo missionário, mas ela quer ser estilista e passa horas desenhando roupas. Depois de frequentar a faculdade durante um ano, Michelle acabou abandonando tudo poruqe  achava os cursos desinteressantes. Ela sabe, mais ou menos, o que fazer para se profissionalizar como estilista, mas não tem feito nada para concretizar seus sonhos, nem está interessada em fazer cursos. Ela gostaria mesmo é de viajar, conhecer pessoas interessantes e ganhar mais do que o salário que recebe como caixa de um supermercado.
  Lucas e michelle se sentem desanimados porque percebem que a maioria de seus amigos também não sabe o que fazer da vida. Só uns poucos foram para a universidade, e alguns estão bem empregados. Esses parecem saber bem o que querem. Lucas e Michelle oram a respeito de seu futuro profissional, juntos ou individualmente, mas às vezes ekes se oergybtan (e seus pais também) se, algum dia, vão saber exatamente qual o caminho profissional que devem seguir.

    O Comprehensive textbook of Psychiantry IV (livro de referência no campo da Psiquiatria) é uma obra volumosa que pesa mais de três quilos e tem quase oito centímetros de espessura, contendo mais de duas mil páginas de informações técnicas, num texto enxuto, organizado em duas colunas. Esse impressioanante livro de referência contém artigos detalhados sobre infância, adolescência, meia-idade e velhice, mas fala muito pouco sobre a fase incial da idade adulta. Os adultos jovens perfazem um terço da populção americana, e amaioira tem filhos marketing sabem muito bem, formam um grupo de grande influência política e poder de tanta atenção da mídia, os adultos jovens têm necessidades e problemas característicos de sua faixa etária, mas são o grupo mais esquecido pelos autores de livro sobre psiquiatria e psicologia.
  O início da idade adulta é a fase da vida que se estende do fim da adolescência até o final da faixa dos trinta anos. É um período de muitas satisfações em termos de amor, sexualidade, vida familiar, progresso profissional, critatividade e realização dos objetos principais da vida, mas também pode ser uma fase de intenso estresse. "O início da fase adulta é a época em que somos mais atingidos, tanto internamente e da sociedade. Sob condições razoavelmente favoráveis, as recompensas que obtemos nessa época da vida são enormes, mas os custos, geralmente, são iguais ou até maiores que os benefícios".


O início da vida adulta pode ser complicada, mas nas complicações que aprendemos a lidar com a vida ! . Leonardo Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário